27.4.10

Professor crítico e transformador

Por trás do processo de desenvolvimento da estrutura educacional, do sistema de ensino, há conjunturas políticas que transformam os vieses pedagógicos abordados. É necessário que o educador se encontre nesse contexto, conheça esse desenrolar histórico para que possa compreender a própria prática educacional no presente.
Embora haja amor, dedicação e até romantismo na forma de se ministrar a educação por parte dos professores recém formados (geralmente são os mais entusiastas da educação pois ainda não se depararam com problemas práticos cotidianos), não se pode desconsiderar o método.
A Proposta Curricular é um documento norteador que 'organiza' de forma hegemônica o ensino. Unificando a educação, os PCN's configuram uma base em que o professor poderá se firmar ou se perder, dependendo se vai lançar ou não sobre este conteúdo um olhar crítico acerca do processo histórico que o desenvolveu. Faz-se necessário que sejam feitas reflexões críticas sobre o próprio método de ensino, pois é a discussão que pode avaliar e transformar as tendências pedagógicas de ensino.
Não se pode afirmar que necessariamente uma ou outra tendência de ensino seja mais ou menos importante, mas percebersuas diferenças e optar e/ou adaptar o projeto educativo para o contexto sociocultural do ambiente em que se vai trabalhar. É a maneira de tratar a educação que vai construir cidadãos ativos na sociedade, portanto um sistema de ensino hegemônico e universalista, como apresenta-se a tendência liberal tradicional, pode tolher motivações particulares de ação em contextos socioculturais que diferem do padrão, pois as generalizações teóricas excluem as peculiaridades referentes a determinados grupos sociais.
Entretanto, como vivemos o processo educacional que se discute e se avalia, estamos sempre propondo modificações e melhorias, ainda que num movimento contrário aos padrões construídos socialmente. A pedagogiarenovada, por exemplo, é fruto deste processo de transformação "em trânsito" do ensino, realizando reformas urgentes que nascem de uma nova consciência nacional do processo educativo que vem sendo construída.
Por todos esses aspectos, ratifica-se a necessidade de que o professor, além da atuação em seu ofício, esteja também 'educando' os próprios métodos educacionais, avaliando criticamente o processo históricos que nos trouxe até aqui. Dessa forma, é possível que amenizemos um pouco as dimensões de interesse político (meramente) e possamos atuar como sujeitos transformadores na evolução educacional.