10.3.06

A farsa de Deus


Está intrínseco no ser-humano a crença em uma força superior, um Deus(a) ou Deuses.

Desde o surgimento do homem que este compreende o elemento divino, sendo nos primórdios a natureza, por ser uma força oculta e criadora. Mas, quem foi criado, o Criador ou a criatura? Será que Deus é fruto da mente humana?

Em sua obra Deus e os homens, Voltaire explica que os primeiros governantes da humanidade institucionalizaram um Deus (ou Deuses) para que houvesse o temor a Ele. Esses governantes, após criarem as leis, notaram que a lei poderia ser infringida sem o seu conhecimento e devidas punições, então institucionalizaram a existência do Ser supremo para que as pessoas temessem algo onipresente, de quem não tinham como fugir de Seus olhos e assim não descumprissem a lei. Ao longo da história, aos acontecimentos científicos que os homens não tinham capacidade para explicar eram atribuídos ao poder de Deus. Ou seja, o desconhecido é fruto Dele.

Estamos condicionados a crer na existência e soberania de um Ser onipresente, onipotente e onisciente pelo simples motivo de que já nascemos em um meio que é impregnado desta visão indiscutível.
Existe o milagre? Vamos supor que sim. Se existe o milagre, então Deus é intervencionista. Sim, pois Ele intervém na vida de um indivíduo por meio de uma graça. Mas, se Ele é intervencionista, qual o motivo de Ele apenas intervir na existência de alguns e de outros não? Por que ele simplesmente não interfere na fome, miséria e pobreza? Existe substancialmente o livre arbítrio na visão religiosa? Ou
estamos presos às vontades do Pai?
Por falar nisso, Deus é Pai? As pessoas vão às igrejas e rezam com o objetivo de enaltecer o espírito ou pedir misericordiosamente que o Pai atenda suas preces egoístas?
Não é necessário viver em função das leis do suposto Deus que existe. Bastaria se a sociedade seguisse a ética. E dessa forma, existiria um povo fraterno, sem depender dos tabus, dogmas incontestáveis e do temor.
Entretanto, creio que se as pessoas não acreditassem em Deus, o mundo seria caótico. Pois viveram tanto tempo reprimidas pelas leis divinas, que a partir do momento que esses mandamentos não existissem mais, cada indivíduo iria agir como bem quisesse sem responsabilidade, sem pensar nas conseqüências de suas ações.

Por isso, acredito que é melhor Deus do que o caos.
Mas é bem mais racional a ética do que Deus.

Se o Criador existe, ele é a Natureza, pois ela é que é a verdadeira criadora. Afinal, não é dela que surge tudo?

Já dizia o poeta, Cazuza: "idiota é acreditar nessa idéia de paraíso que nos persegue".

27 comentários:

Anônimo disse...

eu não sabia que tu não acreditava em Deus O_O
acredito nele, mas respeito sua visão..

beezu =**********************************

Anônimo disse...

Mô massa paula.
Gostei muito e olhe que pra eu gostar e ter coragem de ler até o fim tem que ser muito bom mesmo.
Hhehehhe
Bjos

Anônimo disse...

Minha Mãe me disse a um tempo atrás, Deus ve tudo que vc faz...
mas eu não via Deus... achava assombraçã!!! ( Raul Seixas).
EU TAMBÉM recebi esta formação religiosa familiar,mas depois fiz minhas buscas, minhas descobertas e minhas escolhas. Posso dizer que creio não apenas pela formação ou pela conviçao da da fé, mas sobretudo pela experiencia de um DEUS QUE SÓ PODE SER PERCEBIDO E SENTIDO NA VIVENCIA DE UM AMOR ÁGAPE: ENTREGA, DOAÇÃO,COMPAIXÃO E SOLIDARIEDADE COMO PRÓXIMO. QUEM AMA CONHECE A DEUS PORQUE DEUS É AMOR.

Anônimo disse...

Existem múltiplas inteligências(muitos tipos), mas eu me arrisco a dizer que uma pessoa que não acredita em Deus é mais inteligente do que as que acreditam.
É surpreendente alguém passar a vida toda sem questionar um elemento que não se consegue ver, sentir, ouvir, cheirar etc.
Tudo com o que elas podem contar é com o medo do desconhecido ou com perguntas infantis: "se Deus não existe, como vc respira? Então como o mundo foi criado?"

Parabéns pelo post.

geraldo campeao de vendas disse...

Que bom saber que não estou só. Penso exatamente como voce. Parabéns!

Um grande abraço
Geraldo

Unknown disse...

então se deus é sinônimo de amor por que não falamos em amor ao invé de ir a igrejas dar dinheiro a quem tem preguiça de trabalhar?

Anônimo disse...

Bom dia Amigos! A todos aqueles que compartilham do conhecimento da maior farsa da Humanidade! DEUS JESUS assistam o filme ZEITGEIST está disponível no google video com subtítulos em portugues! maiores informações revendacel@hotmail.com

Unknown disse...

Gostei muito de seu artigo, e tem mais uma coisa para inclementar, se Deus realmente existisse porque quando o desafiamos para o nosso bem ele nunca ajuda, sendo que é só nos momentos de dificuldades, acho que se é para o mal momento deveria ser para o bom tambem. Deus é uma mentira imposta, mas para leigos infelizmente é a unica coisa que salva.

Anônimo disse...

Existem múltiplas inteligências(muitos tipos), mas eu me arrisco a dizer que uma pessoa que não acredita em Deus é mais inteligente do que as que acreditam.
É surpreendente alguém passar a vida toda sem questionar um elemento que não se consegue ver, sentir, ouvir, cheirar etc.
Tudo com o que elas podem contar é com o medo do desconhecido ou com perguntas infantis: "se Deus não existe, como vc respira? Então como o mundo foi criado?"
(((eu acho que tambem as pessoas acreditem em deus pelas historias inventadas que quando morrem vao ser FElIZES e VIVER ETERNAMENTE EM PAZ AO LADO DE UM CRIADOR NO CÉU----como meu pai me disse uma vez(ele acredita em deus)ele 'TEM' que acreditar em deus por isso eu acho que essas pessoas tem medo da morte....perguntas como essas ai de cima sao comuns para alguns cientistas eles sao pessoas mais inteligentes intao eu acho que quem nao tenta descobrir de onde veio e coloca tudo o que é bom nas maos de um SER que nao existe é menos inteligente que os ATEUS que ao menos tem uma idéia)))

Anônimo disse...

não quero mudar suas convicções, mas levar a uma reflexão.
Que as igrejas hajam errado se enriquecendo pela crença, que os governos estimulem a crença para se beneficiar da ingenuidade das pessoas.
Mas nem tudo está respondido há lacunas a ser completadas.
Você existe e nasceu de seus pais.
Que a Ciencia diga que a vida surgiu ao acaso.
O acaso não tem inteligencia.
A inteligencia é superior a um acaso.
Se a inteligencia é superior como os homens que tem inteligencia ainda não conseguiram criar uma celula viva a partir de minerais?

Anônimo disse...

no dia em que o homem construir galáxias, fizer brotar vida como aqui na Terra em Marte eu deixo de acreditar em Deus e passarei a chamar o homem de Deus.

Anônimo disse...

no dia em que o homem construir uma maquina do tempo para voltar a origem do universo saberemos se Deus existe ou não.

marcos disse...

Deus é uma farsa que esta indo longe demais , criado pelos ricos e comandantes do passado para unificar o povo em um só , podemos ver na bíblia que existe muitos erros que se você para e pensar e ira ficar louco sem resposta nem os mais religiosos tem respostas para tais perguntas a única coisa que eles fazem é enrolar para que os outros não tenham o que perguntar , existem varias versões da historia de Jesus será que a igreja esta ensinando a mentira por verdade?

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o ponto de vista da nossa amiga e acrescento que esse suposto Deues gosta de ovelhas cegas e surdas para levar ao abate mental.Deus é a dominação, o poder e a bengala do pobre e limitado ser humano.

Anônimo disse...

Gente é porque vocês nao entendem a mentiridade(mentalidade+mentira) da vontade divina mas vou explicar..Deus Criou os céus,a terra,as aves etc...Com tanto trabalho que teve na criação do mundo,ele ficou muito cansado foi descansar e resolveu pedir ferias mas o INSS decidiu que era melhor aponsenta-lo por tempo de serviço prestado e salubirdade.
"Quando oramos falmos com deus,quando deus fala com a gente é esquizofrenia,Amém".

Anônimo disse...

pensamos de forma semelhante amiga sempre me digo isso " as pessoas acreditam em deus por que são seres inteligentes e sabem que não tem todas as respostas, mas pra mim o intelecto é o auge da fé humana"

frassinetts disse...

Existe uma releitura deste post. http://convencoes.blogspot.com/2008/08/farsa-de-deus-releitura.html para quem quiser discutir melhor o assunto.

Anônimo disse...

Concordo, Deus é uma farsa, uma grande mentira inventada pelo homem como você mesmo descreve, pois somos todos enganados pelo próprio semelhante tanto que na própria bíblia cai em contradição:"Infeliz do homem que acredita no homem" Deus para mim é como aquele ser imaginário das criancinhas.

Anônimo disse...

Caros amigos vocês podem acreditar ou não....1 a biblia e um livro feito para dominar o psic humano os pastores são autamente treinados para pegar dinheiro dos coitados sem conhecimento.2 deus existe é o criador de todo o programa,você não esta aqui por acaso...você tem um proposito,tudo tem um proposito,3 existem seitas,religioes,forças governamentais que sabem tudo sobre você...isso mesmo voce esta sendo vigiado,nao ha onde se esconder...eles querem ser deuses,querem adoração,dominio e temor...obediencia. Eu porem nao participo de suas crenças.4 milagres contos,ovinis,fantasmas tudo isso e interferencia no livre abitrio ou seja programa.para confundir voce.oque o criador quer e que sejamos unidos aqui neste programa,porem o programa e falho pelo livre arbitrio...voce decide entre suas escolhas nao temam logo tudo isso vai se modificar e apocaliptco,mas nao significa o fim porque nao a fim sem começo e começo sem fim.procure o equilibrio,conecte com o seu criador torne mestre de si mesmo.

MARCONDES disse...

Parabéns Paula!!!!!
É gratificante saber da existencia de mais um ser cognitivo!!!!
As vesez parece que estou em um eterno pesadelo cheio de gente insana!!!!!
Grande beijo no coração!!!!!!

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
bando de hipocritas vão provar da colera divina deus é amor mas é justiça.............. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk....ciencias tosca

Duh disse...

Meoo so tenho uma coisa a dizer, existem pessoas que vao na igreja...blzzz.,,,, mas ir na igreja apenas nao basta, pq nao é pq vc vai na igreja que vc esta salvo...

eu acredito em deus pq todas as pessoas que jah vi que realmente segue os mandamentos que realmente obedece ao pai ,, tem milagres operados........

apenas tentem ler a biblia e seguir ela como doutrina de vida e notarao a diferença, amar a deus sobre todas as coisas antes de se questionar se ele existe ou nao, veja se nao esta apegado mais a vida carnal do que na espiritual

Anônimo disse...

Eu sou Deus! E digo que Eu não existo! A religião é apenas para enganar e lucrar! Seja você mesmo e não faça nada o que você não queira que façam com você. Não existe nada depois que você morrer, mas mesmo assim faça o bem apenas por fazer sem cobrar o paraiso até porque ele não existe! Se você fizer o bem você já vai estar vivendo no paraiso aqui na Terra pois é meu mundo... é seu mundo, é nosso mundo. Agora viver para sempre só se conseguirmos inventar o Matrix esse sim poderia nos dar a vida eterna. O Matrix sim é um Deus de verdade.

MARCONDES disse...

venho novamente deixar minha contribuição:

onde estava o tal deus na segunda guerra quando pessoas foram enterradas vivas????
onde estava ele qdo crianças.....isso mesmo as mesmas crianças que "ele" disse que ia proteger?onde estava ele qdo essas crianças foram estupradas, queimadas e mortas???????

Alias, pense bem, porque um deus iria destruir(sodoma e gomorra) uma cidade inteira, com CRIANÇAS, VELHOS, DOENTES????
eis a transcrição:11E visitarei sobre o mundo a sua maldade, e sobre os ímpios a sua iniqüidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos cruéis.

12Farei que os homens sejam mais raros do que o ouro puro, sim mais raros do que o ouro fino de Ofir.

13Pelo que farei estremecer o céu, e a terra se movera do seu lugar, por causa do furor do Senhor dos exércitos, e por causa do dia da sua ardente ira.

14E como a corça quando é perseguida, e como a ovelha que ninguém recolhe, assim cada um voltará para o seu povo, e cada um fugirá para a sua terra.

15Todo o que for achado será traspassado; e todo o que for apanhado, cairá ã espada.

16E suas crianças serão despedaçadas perante os seus olhos; as suas casas serão saqueadas, e as suas mulheres violadas.

17Eis que suscitarei contra eles os medos, que não farão caso da prata, nem tampouco no ouro terão prazer.

18E os seus arcos despedaçarão aos mancebos; e não se compadecerão do fruto do ventre; os seus olhos não pouparão as crianças.

19E Babilônia, a glória dos reinos, o esplendor e o orgulho dos caldeus, será como Sodoma e Gomorra, quando Deus as transtornou.

Anônimo disse...

deus realmente existe. mais ddizer é mesecordioso,é amor,que ajuda os fracos e opridos isto né a mais pura mentira.
digo isto porque realmente deus não se importa com as pessoa justas, humildes e honesta. deus esta sempre ao lado das pessoas arogantes, violentas,desonestas. para mim que se foda deus

Alê Sykes disse...

Teorias e mais teorias... Pra mim esse "Deus" não passa de um passatempo criado por aqueles que não tinham o que fazer!

Anônimo disse...

Neste momento tenho 27 anos de idade, mas demorei a entender a verdade. E a verdade é que a maioria das pessoas têm uma visão equivocada sobre essa estória de "Deus". O que vejo nos alienados religiosos são pessoas que de nada sabem, e que foram ensinadas por pessoas que também não sabem de qualquer coisa, e assim retroativamente.
O que as pessoas buscam é uma Certeza( mesmo sem terem certeza ), Proteção "Sobrenatural", Tradição, Poder, etc; não admitem nosso profundo estado de desconhecimento, querem seguir políticos-bruxos-déspotas-filósofos( como o tal MOISÉS ).
Não recebi nenhuma "revelação divina", como o Moisés bíblico disse que recebeu; uns decidem acreditar no Moisés - que teve tanta inveja da cultura e do poderio egípcios que decidiu instituir a própria nação com mais um Deus inventado - enquanto outros acreditam no Maomé; de um lado uns falam que sua crença é certa e não respeitam a crença que há no outro lado do mundo.
Já vi evangélicos defendendo até a reencarnação: Quando perguntei como ficarão aquelas pessoas que não conheceram a "palavra de Deus"( dos homens ), simplesmente disseram que aquelas reencarnarão para que conheçam tal palavra para que possam ser julgados. Ou seja, "reencarnarão" para que sejam enganados, novamente. :(
Para mim, o mundo foi Criado por uma inteligência superior e nada amais. Não é algo "santo", ou "puro", ou "contemplável". É apenas uma inteligencia superior, cuja forma, cor, imagem, cheiro, desconhecemos. Uma inteligência capaz de criar essa natureza fantástica e bem arquitetada, mas nada santificável. Nada que tenha amor suficiente para interromper tantas injustiças nesse mundo. Essa tal inteligência deve até rir só de ver o ser humano inventando deuses para todos os gostos, principalmente quanto a esse Deus bondoso, cuja bondade funciona só na teoria.
O ser humano é que busca santificar as coisas em busca de proteção( como já mencionado ). Pela fé santifica-se de tudo; e tendo nascido em um meio religioso radical, as pessoas não tem muitos recursos para se contrapor ao que é ensinado senão o próprio raciocínio, pois não conhecem nada fora desse mundo, o que prova que não temos obrigação de aceitar qualquer imposição religiosa ou criacionista, pois não recebemos qualquer revelação ou chamado divino. Teria eu obrigação de defender os "heróis" da bíblia e o direito de criticar outros não bíblicos que tiveram os mesmos comportamentos "iluminados"
Pela teoria econômica consigo entender muito bem o que se passa no mundo de ontem, de hoje e no de amanhã, sem ter que quebrar a cabeça com a loucura.

Parabéns pela postagem!