22.8.08

Arte, Escola e Linguagem.

No ensino-aprendizagem da Arte, a maneira como a linguagem será utilizada é de fundamental importância, pois existem ainda paradigmas básicos acerca do universo artístico que precisam ser rompidos para que haja uma expansão do público que dialoga com obras de arte e que também as produz, dissolvendo assim o mito de ser a Arte um canal de expressão incompreensível e acessível apenas àqueles que têm acesso ao conhecimento acadêmico e técnico ou gênios artísticos. A Arte é, antes de mais nada, um meio de expressão e diálogo para se propor idéias, suscitar discussões, tornar visível o que está oculto através do direcionamento do olhar.
Hoje o artista é o indivíduo que observa a natureza e a sociedade e interage com o mundo, devolvendo ao espaço real uma nova configuração da realidade por meio da produção artística, sendo esta a materialização da impressão do mundo e não uma mera reprodução da realidade, visto que para o feitio de cópias já dispomos de tecnologia rica, eficaz e prática.
Portanto, acredita-se que a escola seja o espaço base e ideal para o ensino-aprendizagem da Arte por ser um local apto a compartilhar saberes e produções e capacitar novas gerações para o uso da liguagem artística. Sendo assim, é possível haver uma sociedade mais coesa, consciente de suas pluralidades e tolerante, pois na Arte não se julga o certo ou errado (não que ela esteja acima do bem e do mal - está inserida na Cultura da sociedade), mas sim as formas de comunicação e expressão.



p.s.: saiba mais sobre o assunto conhecendo o projeto Arte na Escola: http://www.artenaescola.org.br/

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo tipo 110%.
Isso aqui já é uma prova viva de que qualquer pessoa está apta a compreender e produzir arte.

Anônimo disse...

tb concordo :)